terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reflexões Sobre o Preconceito

Como funciona o preconceito na cabeça das pessoas ?
Acho que é uma caracteristica cultural. se aprende com a familia, amigos e a cm a sociedade em geral
Bom, na minha cabeça é um julgamento inadequado, causado por um ponto de vista distorcido
“É lésbica porque nunca teve um homem de verdade na vida”. não é bem assim, se é lesbica. é porque sente atração por mulheres, simples.
“Todo negro é pobre e ladrão”. Lógico que tem negro pobre e ladrão, mas não são todos, assim como tem branco pobre e ladrão, negro rico e ladrão e branco rico e ladrão.
vejo o comportamento e o julgamento preconceituoso como uma espécie de violência: social e psicológica. Para mim há alguns níveis diferentes de expressão do preconceito.
.
Primeiro, que pode nem ter expressão social, mas apenas dentro da “cabeça” do indivíduo preconceituoso é o da inferiorização do “grupo” a ser mal julgado. Raramente alguém diz, ao estilo hitleriano: “Negros e judeus são inferiores”. Em geral são expressões e frases “mal colocadas”, que acabam transparecendo: “Aquela garota de cor“, ou “Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?” (Danilo Gentili). É, imagina. Se negros são iguais a macacos, e macacos são animais mais primitivos que seres humanos, então negros são primitivos, ou seja, inferiores. E porque o termo “de cor”? Todos têm cor na pele, até mesmo os albinos. “Homem invisível”, só no cinema.
.
Numa sociedade preconceituosa, ser branco, rico, heterossexual, homem e não adepto de “hábitos excêntricos” (e. g. fumar maconha, praticar BDSM etc) e mais favoravel pra ele.
.
Lembrando que somos nós mesmos que fazemos a sociedade ser o que é.
Não da pra Inferiorizar ninguem, mesmo que essa pessoa tenha deficiência.
.

2 comentários:

  1. e quanto ao nordestino? queria ver alguem defender uma vez na vida, soh vejo falar mal!

    passa no meu tb
    www.aecochata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo quando diz que preconceito é uma questão cultural, pois podemos ver como em diferentes etnias o preconceito se faz presente em coisas diferentes, assim tbm como alguns são quase que generalizados como o preconceito com negros e homossexuais, mesmo com a História explicando e mostrando que isso é uma questão cultural, que em tempos passados certas praticas eram normais como o conceito de "pederastia" ( relação entre um homem e um adolescente do mesmo sexo na Grecia e roma no periodo classico). Infelizmente vivemos em um mundo de pessoas desaculturadas e tomadas pela ignoracia.

    Parabéns pelo blog gostei muito vou segui-lo


    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir